Programa de Orientação e
Atendimento a Dependentes

 

 

Apresentação
Histórico
Equipe
Contatos

 

Prevenção
Assistência
Redução de Danos
Dependências não Químicas

 

Ensino
Pesquisa
Intercâmbio
Publicações
Entrevistas

 

Reunião Geral

 

Destaques

 

Links

 

Página Inicial

Redução de Danos

 

O PROAD foi um dos pioneiros na Redução de Danos no Brasil.

 

Em 1993 já contava com um programa de formação de “outreach workers” (hoje denominados “redutores de danos”), profissionais que saíam às ruas e iam aos locais de concentração de usuários de drogas injetáveis para ensiná-los técnicas de desinfecção de agulhas e seringas.

Em 1994, estabeleceu convênio com o Ministério da Saúde visando a coordenação de ações preventivas relacionadas ao abuso de drogas e à infecção pelo HIV em nível nacional, com subsídios da Organização das Nações Unidas (ONU).

Após a regulamentação da distribuição/troca de seringas (Decreto 42.927, de 13 de março de 1998), o PROAD adotou esta prática juntamente com a distribuição de preservativos e outras atividades que visavam à minimização dos prejuízos/riscos a que os usuários de drogas estavam expostos. O objetivo deste trabalho foi reduzir a infecção pelo vírus HIV entre usuários, dependentes de drogas e seus comunicantes, através da diminuição do uso de agulhas e seringas contaminadas e do aumento do uso de preservativos entre estas populações. Compreendeu a formação/supervisão de usuários e dependentes de drogas que freqüentavam o PROAD com a finalidade de torná-los agentes multiplicadores de medidas preventivas na sua comunidade e entre seus comunicantes.

Em 2004, o Programa de Redução de Danos do PROAD foi reativado com a disponibilização de insumos na própria sede e através da ação de redutores de danos na comunidade.
 

Última atualização
13/09/2010

Avenida Professor Ascendino Reis,   São Paulo-SP  CEP: 04027-000 
Tel/Fax: (11) 5579-1543