Programa de Orientação e
Atendimento a Dependentes

 

 

Apresentação
Histórico
Equipe
Contatos

 

Prevenção
Assistência
Redução de Danos
Dependências não Químicas

 

Ensino
Pesquisa
Intercâmbio
Publicações
Entrevistas

 

Reunião Geral

 

Destaques

 

Links

 

Página Inicial

Apresentação

 

O PROAD (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes) é um serviço ligado ao Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

 

Destinado a dependentes de substâncias ilícitas e lícitas, atua também na área de dependências não químicas como Jogo Patológico e Sexo Compulsivo.

 

Diferentemente da maior parte dos serviços voltados a dependentes, procura não se ater somente ao que os pacientes têm em comum, mas tenta se aproximar do que eles têm de original e singular enquanto indivíduos.

 

A prática do PROAD não objetiva apenas a eliminação de sintomas, nem tampouco a doutrinação dos pacientes para que abandonem determinados padrões de comportamento. Mais do que uma preocupação com comportamentos desviantes, o enfoque principal é o ser humano em sua singularidade e em sua totalidade.

 

As atividades desenvolvidas dividem-se em quatro setores: Ensino, Pesquisa, Prevenção e Assistência.

 

Enquanto os setores de Prevenção, Pesquisa e Ensino (incluindo a capacitação de profissionais) são vinculados a projetos subvencionados, a parte assistencial é mantida através de trabalho voluntário.

 

O PROAD conta com uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatras, psicólogos, terapeutas familiares, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, estagiários e um recepcionista.

 

Os técnicos, em sua maioria, possuem títulos de especialização, mestrado ou doutorado obtidos em renomadas instituições nacionais e internacionais.

 

Alguns membros são subvencionados por bolsas de pós-graduação ou convênios estabelecidos com Secretarias de Estado e com o Ministério da Saúde.

 

A equipe reúne-se regularmente para atividades de supervisão voltada à assistência e de discussão técnica relacionada a diversos aspectos das dependências químicas e não químicas.

 

Fruto de uma parceria com o Hospital Geral de Diadema (administrado pela Escola Paulista de Medicina), desde 2001 o PROAD conta com uma enfermaria de 10 leitos para internação especializada em farmacodependências a qual é coordenada por membros de sua própria equipe.

 

Última atualização
13/09/2010

Avenida Professor Ascendino Reis,   São Paulo-SP  CEP: 04027-000 
Tel/Fax: (11) 5579-1543