Programa de Orientação e
Atendimento a Dependentes

 

 

Apresentação
Histórico
Equipe
Contatos

 

Prevenção
Assistência
Redução de Danos
Dependências não Químicas

 

Ensino
Pesquisa
Intercâmbio
Publicações
Entrevistas

 

Reunião Geral

 

Destaques

 

Links

 

Página Inicial

Histórico

 

O PROAD foi criado em 1986 com o objetivo de desenvolver atividades de assistência, ensino, pesquisa e prevenção na área de farmacodependências.

 

Inicialmente funcionava nas dependências do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e, a partir de 1991, passou a ocupar espaço físico independente, adquirindo a autonomia desejável para o tipo de trabalho proposto.

 

A população para qual se destinava era unicamente de dependentes de substâncias químicas ilícitas. Porém, com a crescente demanda dos dependentes de álcool e medicamentos, a partir de 1989 o PROAD estendeu seu campo de ação para as dependências de substâncias lícitas.

 

Em 1994, com um maior conhecimento do fenômeno "dependência", o PROAD ampliou ainda mais sua esfera de atuação através de projetos experimentais em dependências não químicas, abrangendo Jogo Patológico e Sexo Compulsivo.

 

A proposta de assistência individualizada na abordagem das dependências levou o PROAD a ser escolhido, em 1988, pelo Conselho Federal de Entorpecentes (CONFEN), como um dos cinco Centros Brasileiros de Referência para a população que procurava atendimento e para profissionais que desejavam se capacitar no tratamento e na prevenção da dependência de álcool e outras drogas.

 

Em 1994, foi nomeado Centro de Referência para assuntos de Drogas e AIDS pelo Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde, em um projeto piloto mundial de prevenção à AIDS da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

A singularidade da experiência acumulada e desenvolvida nesses anos de existência foi reconhecida na homenagem especial, prestada oficialmente em outubro de 1994, em Paris, pelo governo francês, quando foi conferida ao PROAD a Médaille de la Ville de Paris - Échelon Vermeil, uma das mais altas condecorações da França, atribuída a apenas cinco programas congêneres em todo o mundo.

 

Em 1998, com a criação da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), o PROAD tornou-se Centro de Excelência Nacional em dependências químicas e foi referência para as ações de capacitação, prevenção e tratamento desenvolvidas pelo novo órgão do Governo Federal.

 

Última atualização
13/09/2010

Avenida Professor Ascendino Reis,   São Paulo-SP  CEP: 04027-000 
Tel/Fax: (11) 5579-1543