Programa de Orientação e
Atendimento a Dependentes

 

Olievenstein

 

Morre Claude Olievenstein, que revolucionou o atendimento a dependentes

 
Faleceu dia 14/12/2008, em Paris, o professor Claude Olievenstein, médico e psiquiatra que revolucionou a maneira de compreender as toxicomanias (dependências químicas) e de lidar com os dependentes.

 

 

Fundou em 1970 o Centre Médical Marmottan, em Paris, que se tornou referência mundial no tratamento da dependência de drogas.

Influenciou diversos profissionais em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde os primeiros centros gratuitos para tratamento, criados na década de 80, foram inspirados pelo médico francês. Entre estes, inclui-se o Proad/Unifesp, cujo modelo é, em essência, o mesmo do Centre Marmottan. Fundado pelo professor Dartiu Xavier da Silveira, assim que este chegou da França, em 1987, o programa brasileiro teve em Olievenstein seu grande mentor, entusiasta e mestre. Ele veio ao Brasil anualmente, de 1986 até 1997, dando orientação e supervisão para a equipe do Proad, sem qualquer custo e motivado apenas por seu idealismo.

Escreveu mais de uma dezena de livros sobre drogas, alguns deles tornando-se best-sellers no mundo todo, como "Os drogados não são felizes", que ficou na lista dos mais vendidos em diversos países europeus por mais de um ano.

O desaparecimento do professor Olievenstein configura uma perda insubstituível para o meio científico, para os dependentes químicos de todo o mundo e, em particular, do Brasil, que devem muito a esta grande personalidade, espírito rebelde e transformador, de despojada dedicação e imensa generosidade.

Foto: Banco de imagem Unifesp/SPDM

Fonte: http://dgi.unifesp.br/comunicacao/noticias.php?cod=6775
 

Última atualização
13/09/2010

Rua dos Otonis, 710  São Paulo-SP  CEP: 04025-002 
Tel/Fax: (11) 5579-1543