Programa de Orientação e
Atendimento a Dependentes

 

Ensino

 

Graduação

 

O que é uma Liga Acadêmica?
Uma Liga Acadêmica é formada por um grupo de alunos com um interesse comum, que se reúnem para realizar atividades práticas e teóricas sobre este tema, supervisionados por um ou mais profissionais da área.

 

Quem pode participar de uma Liga?

É definido pelo estatuto da Liga, mas sempre devem ser estudantes de graduação, dos cursos e anos previstos por este estatuto. No caso da Liga Acadêmica de Farmacodependências, a liga prevê a entrada de estudantes de medicina e enfermagem do 2º, 3° e 4° anos da UNIFESP/EPM, e estudantes de psicologia do 5° ano de outras universidades.

 

Quais são as atividades de uma Liga?
São atividades teóricas e práticas, definidas de acordo com o perfil da liga sempre sobre seu tema. As atividades teóricas podem ser aulas, seminários, discussões de textos, apresentações de casos clínicos etc. Já as atividades práticas consistem em atendimento a pacientes, participação de grupos, acompanhamento de cirurgias etc. Na liga também podem ser desenvolvidos projetos de iniciação científica e programas assistencialistas e de prevenção.

A Liga é uma especialização/estágio?
Não. Nenhuma liga pode propor-se a ser uma especialização precoce. Os estudantes devem procurá-la apenas para desenvolver atividades que julguem interessantes e que gostariam de ter mais contato, não necessariamente na área em que desejem seguir. E também não conta horas de estágio nem dá bolsa de estágio. A liga é uma atividade voluntária.

Como entrar em uma Liga?
As ligas promovem anualmente um Curso de Introdução. São aulas teóricas dadas por diversos professores convidados da área de atuação da liga, e ao final são aplicados provas de seleção, como provas escritas e entrevistas.
 

Última atualização
13/09/2010

Rua dos Otonis, 710  São Paulo-SP  CEP: 04025-002 
Tel/Fax: (11) 5579-1543